Por eficiência energética, IFBA substitui lâmpadas fluorescentes por LED no campus Jequié

enem
Estudantes da rede estadual são destaque na redação do ENEM
23 de janeiro de 2018
OBBPMH0web
Possíveis Causas da Dor Pélvica Crônica
24 de janeiro de 2018

Por eficiência energética, IFBA substitui lâmpadas fluorescentes por LED no campus Jequié

20180116_101247

A Coordenação de Manutenção do IFBA Jequié está substituindo 2.020 lâmpadas fluorescentes em salas de aula e do setor administrativo do campus por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.

A iniciativa é da Comissão de Sustentabilidade do campus e visa à redução de pelo menos 50% do consumo mensal da energia elétrica utilizada para iluminação artificial. De acordo com o fabricante das lâmpadas LED, a economia em energia elétrica pode chegar a 70%.

20180116_101130As lâmpadas LED têm maior durabilidade e não necessitam dos reatores, que são utilizados em conjunto com as lâmpadas fluorescentes, para funcionar. O resultado é um menor custo de instalação e de manutenção. A instalação da lâmpada LED exige 90% menos material que da lâmpada fluorescente.

Toda essa economia se traduz nos parâmetros técnicos de funcionamento das lâmpadas. Enquanto as fluorescentes que estão sendo substituídas são de 32 e 40 watts, as LED consomem 18 watts, iluminam mais e melhor. Outra vantagem é a temperatura de funcionamento, menor nas lâmpadas LED, o que impacta também no funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, que podem operar em potências mais baixas e assim também reduzir o consumo de energia.

A Comissão de Sustentabilidade ainda não definiu o destino das lâmpadas fluorescentes substituídas e de seus reatores. Por enquanto, esse material servirá para a manutenção da iluminação em corredores e áreas externas do campus. Ainda será feita uma análise para viabilizar uma possível doação deste material.

 

Fonte: ASCOM IFBA Jequié

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *