Segurança de alimentos

doenc3a7a-de-parkinson
Tremor pode não ser o sinal primário do Parkinson
4 de abril de 2017
sindromehurter
Você já ouviu falar da síndrome de Hunter?
5 de abril de 2017

Segurança de alimentos

shutterstock_244065934

Segurança de alimentos é coisa séria! Todos nós, consumidores, temos a preocupação de verificar a data de validade e procedência dos alimentos que consumimos, afinal, ninguém quer ter um problema de saúde ocasionado por um produto estragado. Infelizmente, acompanhamos nos últimos dias as notícias sobre as fraudes nos grandes frigoríficos. E o País, além de passar por mais um momento crítico perante aos seus compradores estrangeiros, levou a população a pensar duas vezes antes de adquirir qualquer tipo de carne.  Por este motivo, a ABNT decidiu se posicionar e levar ao conhecimento de todos que possui diversas normas que garantem a segurança dos alimentos.

Elas abrangem todo o percurso dos alimentos, desde sua produção, até a hora em que ficam expostos em supermercados. São normas para Produtores, Transporte de gado vivo, Segurança de alimentos, Refrigeração para frigorifico, Transporte Refrigerado, Refrigeração para Supermercado, Expositores Refrigerador, Picador de carne entre outras.

A mais conhecida delas é a ABNT NBR ISO 22000:2006 -Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos, que pertence à Comissão de Estudo Especial de Segurança de Alimentos (ABNT/CEE-104). Ela especifica requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, onde uma organização na cadeia produtiva de alimentos precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

 

Disseminação – Além de existir a preocupação em elaborar normas para esse setor, a ABNT também participa de Feiras relacionadas ao assunto, como a Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescados (Expomeat) e a Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne e do Leite (Tecnocarne & Leite), para que seja disseminada a importância da normalização nessa área. Além de estar presente com estande, onde é possível que os participantes tirem dúvidas sobre as normas, também é distribuído Boletins, gibis e folders sobre capacitação e apresentado outros serviços como, certificação, participação nos Comitês Brasileiros e Associação.

Coleção de normas – Para empresas do ramo interessadas em adquirir todas as normas, a ABNT possui o ABNTColeção, serviço que possibilita a visualização, impressão e atualização de coleções de normas técnicas em formato digital, com recursos de gerenciamento, permitindo a pré-visualização das normas antes de serem incluídas na coleção contratada.

Os acessos são simultâneos, sem limite de usuários, visualização ilimitada e impressão restrita à franquia contratada. Esse serviço é composto pelas Normas Nacionais (NBR), Normas MERCOSUL (AMN) e Normas Internacionais (ISO), disponibilizadas dentro da coleção solicitada, sendo que a partir de cinco normas é possível assiná-lo.

Para conhecer mais sobre o serviço ABNTColeção, como vantagens e benefícios acesse www.abnt.org.br/colecao.

Para saber mais sobre as normas do setor, acesse nosso site www.abnt.org.br/catalogo.
Sobre a ABNT                                               

o-que-c3a9-abnt-colec3a7c3a3o-e-pra-que-serveA ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.
Fonte: Monalisa Zia | Assessoria de Imprensa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *