II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente acontece em Abril

classroom-1189988_1280
Reflexões e uso da tecnologia ou metodologia
22 de março de 2017
222wee
É possível ter saúde e sabor no mesmo prato
23 de março de 2017

II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente acontece em Abril

unnamed (1)

Grandes líderes globais de segurança do paciente vêm ao Brasil discutir erro humano, gestão de risco e qualidade na saúde

O II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, organizado pelo IBSP (Instituo Brasileiro para Segurança do Paciente) e ONA (Organização Nacional de Acreditação), será realizado entre os dias 26 e 28 de abril de 2017, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento traz ao Brasil personalidades especializadas em segurança do paciente para uma abordagem multiprofissional que visa discutir a qualidade e a segurança da assistência de saúde prestada no Brasil.

Os três destaques internacionais são René Amalberti, médico francês especialista em erro humano e gestão de risco; Suzanne Gordon, jornalista norte-americana especialista em segurança do paciente e enfermagem; e Mark Gilchrist, farmacêutico inglês especialista em antimicrobianos.

“Quero compartilhar minha experiência no sistema de saúde, que vem mudando rapidamente por conta da crise financeira que trás enorme impacto à segurança do paciente. Com isso, temos que reconsiderar as análises incidentes e reconsiderar as estratégias, nos movimentando para resolver as questões e problemas futuros”, diz René Amalberti. “Precisamos continuar aprendendo, e não desistir de tentar melhorar mesmo diante de uma realidade mais difícil do que imaginávamos”, diz Dr. Lucas Zambon, diretor científico do IBSP.

Workshops internacionais
O evento deste ano inicia a programação com uma novidade: os workshops de meio dia com os keynotes speakers internacionais. Suzanne Gordon abrirá, no dia 26 de abril, o II Simpósio Internacional comandando o “Dinâmicas de Poder – ‘Empowerment’ e Segurança do Paciente”, em que abordará o empoderamento de uma forma que respeite a hierarquia, mas também crie um ambiente onde a Qualidade e a alta confiabilidade podem ser alcançadas. “Será um workshop bastante interativo, que irá explorar como as dinâmicas de poder podem, de maneira sutil ou não, desencorajar ou encorajar as pessoas a discutirem segurança do paciente”, diz Suzanne.

Na parte da tarde, René Amalberti, parceiro de Charles Vincent, comandará o workshop “Adaptando a Análise de Eventos Adversos ao Contexto: aprendendo como usar o protocolo ALARM”, em que ensinará em detalhes o Protocolo de Londres, incluindo uma discussão e um treinamento prático para cada uma das mudanças sob o ponto de vista da melhora da segurança do paciente.

Temas de destaque
O II Simpósio Internacional promoverá uma discussão científica de alto nível sobre os principais temas que envolvem segurança do paciente, como gestão de riscos, empoderamento da enfermagem, uso de antimicrobianos, construção de um time inteligente em segurança do paciente, segurança psicológica, experiência do paciente nas organizações da área da saúde, substituição de antimicrobianos parenterais para orais, manejo seguro de antimicrobianos, gestão e desenvolvimento da liderança, qualidade e sustentabilidade na saúde, Choosing Wisely, Quadruple Aim, Slow Medicine.

“Meu tema central no II Simpósio está centrado em Stewardship, ou seja, vou falar sobre resistência antimicrobiana e substituição de antibióticos Parenterais para Orais “switch therapy)”, explica Mark Gilchrist.

Entre palestrantes nacionais, destaque para o Dr. Dario Fortes Ferreira, presidente do IBSP, que irá falar sobre soluções com enfoque na experiência do paciente; Cláudia Collucci, repórter especial de saúde da Folha de São Paulo, que irá debater qualidade assistencial e sustentabilidade em saúde; Luis Claudio Correia, professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina, deve abordar as particularidades do movimento “Choosing Wisely”; José Carlos Campos Velho, médico especialista em geriatria e clínica médica, que abordará as especificidades do movimento “Slow Medicine”; além do Dr. Lucas Zambon, diretor científico do IBSP, que está encarregado de destrinchar as particularidades do Quadruple Aim.

Inscrições modulares
As inscrições são modulares para que cada profissional de saúde opte pela programação que tenha sinergia com seus objetivos. Por exemplo, é possível se inscrever apenas em um workshop ou optar pelo pacote full experience, que inclui os dois cursos de meio dia com Suzanne e René e os dois dias de plenária.  O preço dos tickets varia de R$ 500,00 a R$ 1.785,00.

Serviço
II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
Realização
: IBSP e ONA
Data: 26 a 28 de abril de 2017
Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros (SP)
Inscrições: www.simposio-ibsp.com.br

 

Fonte: IBSP (Instituo Brasileiro para Segurança do Paciente).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *