Aliança Brasileira pela Educação é apresentada em Audiência Pública no Senado Federal

servicos
TM Jobs lança modelo de educação continuada
7 de dezembro de 2016
images
Anemia ferropriva atinge metade das crianças brasileiras e iniciativa propõe melhorias
8 de dezembro de 2016

Aliança Brasileira pela Educação é apresentada em Audiência Pública no Senado Federal

unnamed

Projeto em prol da qualidade de ensino em escolas públicas está em fase de expansão pelo país

 

A Aliança Brasileira pela Educação (ABE) foi apresentada nesta quarta (07) em Audiência Pública no Senado Federal, em Brasília. Lançado em agosto deste ano, o projeto é liderado pelo Comitê de Responsabilidade Social da Kroton e tem o intuito de replicar nacionalmente as ações da Conspiração Mineira, direcionadas à melhoria da qualidade de ensino em escolas públicas. Um dos principais objetivos da Aliança é atrair parceiros que possam aderir à causa e somar forças para colaborar nesse importante desafio.

 

A audiência contou com a presença de entidades do setor, de autoridades políticas, de representantes de Instituições de ensino superior e privado, do Ministério da Educação (MEC), da diretora de Desenvolvimento Institucional da Kroton, Gislaine Moreno, do presidente da Fundação Pitágoras, Evando Neiva, do educador Cláudio Moura Castro e do procurador de justiça Tomaz de Aquino.

Destaque para o depoimento de Olacir Oliveira, Prefeito Santa Maria do Itabira/MG, sobre a experiência das escolas públicas com a implantação do SGI (Sistema de Gestão Integrado), metodologia completa de gestão da Fundação Pitágoras, e também como município participante dos Fóruns de Diretores da Conspiração Mineira pela Educação.

Cerca de 300 escolas estaduais de São Paulo fazem parte da Aliança Brasileira pela Educação e, nestes cinco meses de projeto, já foram realizados nove Fóruns de Diretores.

“O evento foi de extrema relevância para apresentarmos a Aliança aos senadores e outras autoridades do governo brasileiro e demonstrar todo o potencial do projeto, convidando toda a sociedade a participar. São ações simples, que estimulam o aprendizado do aluno e envolvem familiares, professores e diretores em prol de uma educação de qualidade” afirma Gislaine Moreno, porta-voz da Aliança Brasileira pela Educação e diretora de Desenvolvimento Institucional da Kroton.

Sobre a Aliança Brasileira pela Educação

abl_2A Aliança Brasileira pela Educação é um projeto da Kroton inspirado no sucesso da Conspiração Mineira pela Educação. A iniciativa tem como prioridade o fortalecimento do diretor com foco na aprendizagem dos alunos, por meio de ações simples e eficientes que contribuam com a qualidade do ensino público do Brasil.

A atuação da Aliança começou em São Paulo e seguirá para os demais estados e municípios do país de forma gradativa. Serão escolhidas as localidades mais vulneráveis, levando em consideração o cenário econômico e social a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Conspiração Mineira pela Educação

Com início em agosto de 2006, o movimento é uma aproximação cuidadosa e fundamentada à altura da complexidade do problema educacional do país. A abordagem da iniciativa tem como prerrogativa uma aliança intersetorial formada pela articulação do poder público – 1º setor; das empresas – 2º setor; das instituições sem fins lucrativos – 3º setor.

É um movimento essencialmente voluntário e apartidário. As pessoas que integram a Conspiração Mineira pela Educação têm como propósito contribuir com a melhoria da educação pública de Minas Gerais. O trabalho realizado tem como base os seguintes pilares: pacificação das escolas, motivação dos alunos, motivação dos professores, melhoria dos indicadores de aprendizagem (Ideb e Simave) e interação família e escola. Todos os voluntários interessados em se juntar à Conspiração Mineira são bem-vindos, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Fonte: S2Publicom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *