Cirurgias menos invasivas em pacientes com câncer aceleram a recuperação

img_4737
Jequié Birding convida para uma prazerosa contemplação da natureza através das aves
27 de outubro de 2016
sifilis-congenita-preview-cartaz
Sífilis no Brasil: alerta vermelho ligado
31 de outubro de 2016

Cirurgias menos invasivas em pacientes com câncer aceleram a recuperação

novajaco002

Apesar de ter um nome complicado, a videolaparoscopia é um dos métodos atuais mais simples e eficazes de intervenções cirúrgicas, por ser minimamente invasiva e utilizar instrumentos cirúrgicos de alta precisão com o auxílio de uma microcâmera.

Dr. Jacobson Britto é cirurgião oncologista especializado em cirurgias minimamente invasivas.

Dr. Jacobson Britto é cirurgião oncologista especializado em cirurgias minimamente invasivas. www.jacobsonbritto.com.br

O médico oncologista Dr. Jacobson Britto utiliza a videolaparoscopia em muitas das cirurgias que realiza diariamente. Para o médico, que se tornou um dos maiores especialistas neste tipo de intervenção do estado da Bahia, o uso da técnica em cirurgias oncológicas tem se mostrado extremamente útil para a avaliação precisa do quadro clínico do paciente e também na recuperação pós-cirúrgica. “Com a videolaparoscopia, é possível oferecer aos pacientes portadores de câncer procedimentos menos invasivos [cortes] e menos dolorosos. O resultado é uma menor permanência hospitalar e a retomada mais rápida desses pacientes às atividades habituais”, explica.

O uso da videolaparoscopia tem se mostrado eficaz em intervenções cirúrgicas para o tratamento de câncer em diversos órgãos. Segundo o Dr. Jacobson Britto, o câncer do intestino (cólon e reto) tem despontado nos últimos anos como o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Ele recomenda que homens e mulheres a partir dos 50 anos façam o exame preventivo de colonoscopia. Outros tipos da doença, como os cânceres de mama e de próstata, apesar das fortes campanhas de prevenção, também têm representado uma grande parcela dos pacientes vítimas de câncer. “Daí a importância dos exames preventivos para que possam ser detectados ainda no estágio inicial”, reforça o médico.

Dr. Jacobson Britto é jequieense e por isso se diz orgulhoso em poder manter o atendimento em sua cidade natal todas as terças, quartas e quintas-feiras, para pacientes dos hospitais IORTE, Santa Helena e Perpétuo Socorro. No restante do tempo, o médico se dedica à tarefa de coordenar o setor de cirurgia oncológica do Hospital Tereza de Lisieux e de atendimento no consultório do Hospital da Bahia, ambos na capital Salvador. No Hospital Tereza de Lisieux, Dr. Jacobson integra a equipe de formação profissional de novos médicos que fazem residência médica na unidade hospitalar, multiplicando entre os colegas conhecimentos sobre técnicas cirúrgicas em suas especializações.

O especialista lamenta a dificuldade que os pacientes têm em conseguir a cirurgia oncológica através do SUS, o Sistema Único de Saúde, principalmente em Jequié. “Essas cirurgias estão ainda restritas a alguns hospitais de Salvador e em um número limitado de hospitais em municípios do interior do Estado. Em Jequié, essas cirurgias estão restritas a pacientes particulares ou que tenham plano de saúde”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *