Jequié Birding convida para uma prazerosa contemplação da natureza através das aves

37545246 - young woman giving birth in hospital
Definidas diretrizes de atenção humanizada à mulher e ao bebê logo após o parto
24 de outubro de 2016
novajaco002
Cirurgias menos invasivas em pacientes com câncer aceleram a recuperação
28 de outubro de 2016

Jequié Birding convida para uma prazerosa contemplação da natureza através das aves

img_4737

14656346_10208565191861316_9106878130606693694_nComo não se encantar ao contemplar a beleza e os movimentos ágeis e precisos dos pássaros? Apesar de instintivamente desenvolvermos essa percepção, cada vez mais pessoas fazem da observação de pássaros uma atividade corriqueira e profissional.

Em Jequié, pessoas como Cezar Costa, Sidney Vitorino, Djalma Cruz, Dimas de Campos e Paulo Barros Jr. estão se tornando referência ao desenvolver o trabalho de registro fotográfico e catalogação de espécies de aves existentes no município. Na Cidade Sol, já foram catalogadas 333 das mais de 1 900 espécies de aves encontradas em todo país (plataforma Wikiaves). Isso faz de Jequié um rico cenário para os apreciadores da arte de birdwatching (observar aves).

O estudante Paulo Barros Jr. cursa Ciências Biológicas na UESB campus Jequié. A escolha do curso veio a partir da fascinação que as aves sempre despertaram nele. Agora, Paulo se aprofunda nos estudos relacionados às aves e espera poder desenvolver o potencial do turismo ecológico da região. “O conhecimento do biólogo o torna um excelente guia e a paixão pela fotografia ajuda no processo de identificação das espécies. Isso pode ajudar os turistas a identificar os melhores locais para observação e a participar de ricas aulas de campo pelas trilhas que passarem”, analisa.

A observação amadora de aves não exige registro oficial. A era da observação organizada de aves nos Estados Unidos começou em 1873, quando a Nuttall Ornithological Club – primeira organização norte-americana dedicada à observação e aos estudos sobre aves – foi criada em Boston por dois jovens ornitólogos: William Brewster e Henry Henshaw.

A presença de pássaros é um bioindicador importante na preservação do meio ambiente.

A presença de pássaros é um bioindicador importante na preservação do meio ambiente.

A Ornitologia é ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves a partir de sua distribuição em volta do mundo, das condições e peculiaridades de seu habitat, costumes e modo de vida, de sua organização e dos caracteres que as distinguem umas das outras, para classificá-las em espécies, gêneros e famílias.

No Brasil, as aves podem ser encontradas em todos os biomas, principalmente nas grandes regiões naturais e mais bem preservadas. As aves são estímulo para muitos artistas criarem canções, rimas, pinturas, esculturas, danças e poesias, o que prova a forte emoção que a admiração pode inspirar nas pessoas.

Em Jequié, as aves encontram biomas ainda preservados que favorecem a sobrevivência e a reprodução. A localização geográfica do município, onde é possível encontrar os biomas caatinga, mata de cipó e mata atlântica, facilita a observação das aves, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, como o Gravatazeiro.

Através do Comitê Brasileiro de Registro Ornitológicos e também dos Guias de Campo, produzidos por editoras focadas na temática, o observador pode acompanhar a lista das espécies encontradas no Brasil a fim de direcionar a identificação das aves catalogadas na região de sua trilha.

Mais informações sobre a observação de aves em Jequié podem ser obtidas no site jequiebirding.com.br.

Comments are closed.