Empresas brasileiras estão no rumo da internacionalização

carro-pessoa-com-deficiencia
IPVA soma 1.809 novas isenções para portadores de deficiência
20 de outubro de 2016
renatta001
A arte da fotografia fortalece os laços de família
20 de outubro de 2016

Empresas brasileiras estão no rumo da internacionalização

data-business-meeting

Estudo mostra aumento da busca por novos mercados, estratégia adotada em momentos de crise e que se torna mais simples com o uso de uma solução de gestão preparada para isso

shutterstock_234790162Nos últimos anos, houve aumento da internacionalização das empresas brasileiras, conforme indica um estudo da Fundação Dom Cabral. Em 2014, último levantamento disponível pela instituição, o crescimento do índice médio de internacionalização das multinacionais brasileiras foi de 7%, saltando de 22,9% em 2013 para 24,4% no ano seguinte. Expandir os mercados de atuação é uma excelente opção para empresas em qualquer situação, mas se torna ainda mais crucial em momentos de crise econômica, como a vivida pelo Brasil.

Para chegar a esse resultado, a pesquisa leva em conta variáveis como ativos, receitas e funcionários das multinacionais no exterior em relação ao total. De acordo com a pesquisa, o Brasil tem empresas brasileiras em todos os continentes (cerca de 100 países) e os locais mais procurados são América do Sul (81%), América do Norte (70%) e Europa (36%). O estudo da Fundação Dom Cabral aponta a necessidade de desenvolver quatro competências para o sucesso na empreitada:

De processos – Integrar os processos da empresa às operações internacionais.

De posição – Unir as rotinas e o relacionamento com colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.

De orientação – Adaptar à estratégia e os recursos aos novos mercados.

Multicultural – Moldar o estilo de gestão às características do país, com tolerância, flexibilidade, comunicação adaptada, respeito à diversidade.

Internacionalizar sua empresa pode ser mais simples com o sistema de gestão adequado. Saiba mais sobre o assunto.

Um mundo desconhecido

O planejamento para levar uma empresa ao exterior envolve uma série de variáveis e decisões estratégicas, por exemplo:

– Qual mercado deseja entrar?

– Qual produto é o mais adequado?

– Qual a melhor estratégia?

Por mais cuidadosa que seja a preparação, trata-se de um desafio para qualquer empresa. Mesmo em um mundo globalizado e com diferenças cada vez menores, cada nação tem suas particularidades no modo de atuação, seja nas próprias relações comerciais, aspectos culturais, geográficos, econômicos e também na legislação.

Compreender a legislação e os aspectos culturais estão entre os principais desafios das companhias.Entender as particularidades do país no qual se deseja ingressar é um fator determinante para a adaptação e o consequente sucesso. Nestes momentos, contar com um sistema de gestão contribui para o planejamento e para dar tranquilidade, tendo a consciência de que todas as regras necessárias serão cumpridas, dentro do conceito de compliance e condições do mercado local.

cache_2457961795case da Avon Rubber, mostrado recentemente no blog, é um bom exemplo de como empresas internacionais conseguem operar no Brasil de forma enxuta e com ótimos resultados. O Sage X3 é um software desenvolvido para empresas que são ou querem se tornar internacionais. Com múltiplas legislações, idiomas e moedas, o sistema permite flexibilidade e mobilidade para a expansão dos negócios com segurança e total controle.

Fonte: Sage X3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *