A arte da fotografia fortalece os laços de família

data-business-meeting
Empresas brasileiras estão no rumo da internacionalização
20 de outubro de 2016
30351562612_13a67a0f4a_z
Equipamento radical inédito em Jequié atrai jovens para Arena Interativa Coca-Cola
21 de outubro de 2016

A arte da fotografia fortalece os laços de família

renatta001
Mamute: a primeira câmara fotográfica construída no mundo.

Mamute: a primeira câmara fotográfica construída no mundo.

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje.

 

Nos tempos modernos a fotografia digital muda toda a história. Agilidade nos processos eliminando etapas como revelação de negativos e fez surgir outros como a visualização da imagem na hora, armazenamento das imagens em CD, DVD ou no próprio computador. O envio de fotos para várias pessoas ao mesmo tempo sem a necessidade de várias cópias. Isso fez surgir um maior número de amantes da fotografia.

 

14191548_1229165317103668_293593719_oQuem fotografa, fotografa tudo o que tem um significado emocional e pretende que o observador da foto compartilhe este resultado. A arte está ligada a percepção de cada um. A fotografia é uma linguagem das artes visuais que nos permite ser subjetivos, viajar nos sentimentos, contemplar a vida, nos comover ou rir.

 

Atualmente se tornou comum os ensaios fotográficos dos momentos especiais vividos pelas famílias. Noivado, casamento, acompanhamento da gestação e as fotos do bebê. Muitas vezes estas fotos são feitas pelo mesmo fotografo, que em muitos casos, acaba criando laços afetivos com estas famílias.

 

12814375_1065908250096043_6661014753333175734_n

A fotógrafa, Renata Batista, fala um pouco desta relação criada entre o profissional e o cliente durante estas etapas da vida.

 

14812836_1229176717102528_107668825_oPortal Multivista: Renata, como você percebe os seus clientes no processo de criação e produção das fotografias? Eles preferem suas sugestões, já chegam dizendo como querem, ou é normal uma parceria?

Renata Batista: Utilizo as três opções, a princípio pergunto ao cliente qual o objetivo do ensaio, vejo quais são suas expectativas e dou minhas sugestões. O ideal é ter uma boa interação com o cliente, a troca de informações e experiências enriquece e interfere positivamente no resultado final da fotografia. Assim, é possível levantar dados como interesse, preferências e necessidades. Uma boa relação com o cliente, além de ser um diferencial, contribui para a fidelização deste e de vários outros.

 

Multivista: Você acredita que é o ensaio fotográfico e o resultado das fotos tem o poder de fortalecer os laços familiares?

Renata: Sim, a fotografia é uma excelente maneira de cultivar o relacionamento familiar. Este requer que o ensaio seja feito em um ambiente de descontração, refletindo a proximidade da família. Depois do ensaio, separo um momento para a escolha das fotos e percebo no rosto de cada cliente a alegria em ver registrados os momentos que lhe trouxeram felicidade e interação. O resultado final das fotos é mais uma oportunidade para que todos se divirtam fortaleça ainda mais esses laços familiares.

 

Multivista: Quais os principais cuidados que o fotografo deve ter ao produzir um ensaio para os bebês?

14799876_1229173840436149_889574022_oRenata: A fotografia de recém-nascidos é uma modalidade que pede cuidados bem específicos. Em primeiro lugar, é muito importante se aperfeiçoar e buscar sempre ampliar conhecimento nessa modalidade. Participar de cursos que o instruam como lidar com bebês, workshops e congressos, além de ler livros sobre o assunto são essenciais para começar; Antes do ensaio, é preciso conversar com os pais sobre como será a sessão, o manuseio do bebê, quais os momentos para amamentar e trocar as fraldas; O ambiente e acessórios devem estar sempre limpos e o uso do álcool gel deve ser constante, principalmente antes de manusear o bebê; As mantas e roupas devem ser sempre lavadas com produtos neutros;

 

14800929_1229162687103931_91017362_n É importante deixar montados, ou pré-escolhidos, todos os props com os adereços que pretendo usar. Deixando os ambientes prontos gera mais segurança para mim e mais confiança aos pais; Outro cuidado de extrema importância é a segurança do bebê. Garantir sempre que alguém estará vigiando o bebê em todo o tempo que o fotografo precisar estar distante dele. Procuro sempre perguntar para o cliente se o bebê está saudável e se já foi ao pediatra. É importante saber, pois a saúde do bebê pode sim refletir no resultado final, sem contar que podemos atrair mais confiança no relacionamento com os pais e consequentemente obter um resultado mais satisfatório.

 

14800932_1229158090437724_312041610_nMultivista: Na sua opinião quais motivos fazem a fotografia ter este poder de promover o bem estar e elevar a autoestima?

Renata: Além de registrar histórias e momentos, a fotografia revela muito sobre o ser humano e o jeito que ele se vê, em especial quando se trata das mulheres… o trabalho de um fotógrafo profissional é justamente esse, conseguir extrair da beleza de pessoas “comuns”, resultado surpreendentes. Faço fotografia sensual e o meu objetivo é evidenciar algo que essas pessoas mesmas não conseguem enxergar. Muitas mulheres, em especial, consideram o ensaio fotográfico como verdadeiras sessões de terapia para a autoestima. Mulheres que até então se achavam “feias”, passaram a estar “apaixonadas” por uma nova imagem de si própria, mudando inclusive formas de se vestir e de encarar o mundo.

1 Comment

  1. Thiago Victor disse:

    É Verdade, Muito bem colocada as Palavras da Fotografa Renata Batista. Ela tem um excelente Resultado com suas técnicas. Tanto na qualidade fotográfica como no Resultado de satisfação dos cliente.

    Parabéns Renata Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *