Feira interativa aproxima o IFBA da comunidade jequieense

autoestima-mulher-685x320
Cirurgia de aumento de mama melhora a autoestima de mulheres
3 de agosto de 2016
43294516 - physiotherapist applying kinesiology tapes for painful knee
Reumatismo também é coisa de criança
17 de outubro de 2016

Feira interativa aproxima o IFBA da comunidade jequieense

arthurIFBA
Estudantes e visitantes interagiram durante a Feira.

Estudantes e visitantes interagiram durante a Feira.

O tradicional passeio do jequieense pela Praça Ruy Barbosa no último sábado, 06, teve, como sempre, muita diversão. Mas, dessa vez, de um jeito diferente.
Uma feira de educação, ciência e tecnologia organizada pelo IFBA campus Jequié atraiu a atenção de quem passava pela principal praça da cidade. É a segunda edição do “IFBA na Praça”.
O evento reuniu experimentos científicos; demonstrações de robótica, informática, eletromecânica e eletrônica; mostra de biologia; sessão astronômica; apresentações culturais; e muito mais.

 

Robôs chamaram a atenção do público.

Robôs chamaram a atenção do público.

Em diversos estandes, os alunos apresentaram o resultado de experimentos realizados em sala de aula e nos laboratórios do IFBA. Os robozinhos autônomos, capazes de executar tarefas como a de deslocar pequenos objetos, encantaram crianças e adultos. Em outra demonstração que reuniu eletricidade e mecânica, o garçon Cláudio Santos Furtuoso prestou muita atenção às explicações. Ele gostou tanto do que viu e ouviu que já decidiu: vai estudar no IFBA. “Foi a parte que mais me chamou a atenção. Vou me inscrever e fazer o curso [de eletromecânica]”, confirma.
O IFBA oferece dois cursos técnicos em Jequié: Eletromecânica e Informática. O evento também serviu para divulgar o Processo Seletivo 2017, que está com as inscrições abertas até o dia 15 de setembro. Para o professor Fábio Santos, coordenador local do PROSEL 2017, “ao saber que o IFBA oferece cursos técnicos, gratuitos e de qualidade, a comunidade busca conhecer ainda mais o potencial desta escola para o desenvolvimento profissional” (processoseletivo.ifba.edu.br).

 

Prof. Anderson Silva apresentando o trabalho ao visitante.

Prof. Anderson Silva apresentando o trabalho ao visitante.

O IFBA na Praça também serviu para promover a IV SECITEC, a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto, que, neste ano, será realizada entre os dias 18 e 21 de outubro. A Semana reúne experimentos de alunos e visitantes, apresentação de trabalhos, palestras, mesas redondas, oficinas, atividades culturais, além de diversas outras atividades. O evento acontece no campus do IFBA, no bairro Cidade Nova, com acesso livre (secite.com.br).
Todas essas informações agradaram os amigos Rafael Almeida e Rafael Alexandre. Ter contato com o que é produzido pelo IFBA foi o estímulo que faltava para eles decidirem o que querem para o futuro.
“Essa feira me fez ter uma visão melhor do que eu já sabia e agora eu quero simplesmente estar dentro disso tudo também”, afirma o garçom Rafael Almeida. Rafael Alexandre é mecânico e, por isso, os experimentos de eletromecânica deixaram claro que o IFBA é o caminho ideal para ele chegar onde pretende. “Tenho interesse em fazer engenharia mecânica e, pelo o que eu vi aqui, no IFBA, a gente aprende muita coisa relacionada à física, matemática, elétrica e mecânica”.
Aluno egresso do IFBA formado em informática, Caio Ribeiro fez questão de visitar o IFBA na Praça. “O IFBA nos ensina a colocar em prática o que aprendemos na teoria e hoje eu aplico esses conhecimentos no meu cotidiano, na minha profissão”, destaca.
Para o diretor Geral em exercício do IFBA Jequié, Francisco Regilson Souza, o IFBA na Praça é uma iniciativa importante para aproximar a comunidade do conhecimento técnico e tecnológico. “Muita gente ainda não sabe o que a gente oferece. Então, a gente precisa trazer para a comunidade eventos como este, para mostrar que o IFBA é nosso, é de Jequié, é da região, e que todos podemos desfrutar desse bem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *