Pesquisa revela péssimos hábitos alimentares dos adolescentes

Agora é todo mundo contra o mosquito
11 de julho de 2016
cardiopatia-congenita-autismo-540x280
Cardiopatia é a principal causa de morte na infância
25 de julho de 2016

Pesquisa revela péssimos hábitos alimentares dos adolescentes

projeto-almoco-virtual-mostra-aos-mais-pequenos-que-e-possivel-comer-de-forma-saudavel

Os hábitos alimentares dos adolescentes brasileiros preocupam o Ministério da Saúde (MS). Cada vez mais os jovens do país têm trocado as frutas por doces e a água por refrigerante. A maioria deles não toma café da manhã. Esta constatação feita a partir do estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes foi realizada por pesquisadores de universidades em parceria com o Ministério da Saúde.

Nutricionista Michele Lessa, do MS.

Nutricionista Michele Lessa, do MS.

Mais de 70 mil jovens de 12 a 17 anos foram ouvidos nas 27 capitais do país. Segundo Michele Lessa, coordenadora de Alimentação e Nutrição do MS, o Brasil tem uma geração de jovens que não sabem preparar sua alimentação. Com isso eles ficam mais dependentes do consumo de alimentos prontos, e com isso consumem mais alimentos com maior teor de sal, gordura e açúcar.

80% dos jovens consomem sódio em excesso.

80% dos jovens consomem sódio em excesso.

O estudo mostra que arroz e feijão são os alimentos mais consumidos. Menos da metade dos entrevistados (48,2%) bebem cinco ou mais copos de água por dia. 21,9% não tomam café da manhã. 80% consomem sódio em excesso. O refrigerante é o sexto alimento mais consumindo entre os jovens. Isso sem contar a maneira como eles estão fazendo as refeições, 56,6% deles come sempre ou quase sempre em frente à TV.

21,9% dos adolescentes não tomam café da manhã.

21,9% dos adolescentes não tomam café da manhã.

O estudante Michael Oliveira (15) diz que consome arroz, feijão e carne no seu dia a dia, mas que costuma comer salgados, doces e refrigerante em seus lanches e muitas vezes não toma café da manhã. Já a estudante Jaqueline Muniz (17) afirma que sua alimentação é balanceada graças aos costumes dos seus pais dentro de casa. “Sempre tomamos café da manhã juntos e minha mãe prepara meu lanche com frutas e sucos naturais. Hoje tento sempre buscar algo mais natural para me alimentas”, afirmou Jaqueline.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *