COLUNA UNIVERSALIZAR: UESB Campus de Jequié

Fisioterapia
O papel da fisioterapia na prevenção de lesões
6 de julho de 2016
nutricapa
Lanches intermediários: como fazer escolhas certas e fugir das armadilhas da dieta
7 de julho de 2016

COLUNA UNIVERSALIZAR: UESB Campus de Jequié

UESB Jequié
Por Carlos Santos*

 

DQE promove Curso de Farmacocinética em Jequié

 

Organizado pelo Departamento de Química e Exatas – DQE da Uesb, campus de Jequié, será realizado dias 29 e 30 de julho próximo, o curso de Farmacocinética Aplicada à Clínica é direcionado a estudantes e profissionais de saúde. As inscrições são gratuitas (1 kg de alimento não perecível), limitadas, e encerram dia 28 de julho.
De acordo a comissão organizadora composta por vários professores especialistas, mestres e doutores da Uesb, a farmacologia é uma ciência comum a várias áreas da saúde, e constitui a base para a tomada de decisões com relação a farmacoterapia em diversas situações clínicas.

Prof. Gildomar Lima Valasques Júnior.

Prof. Gildomar Lima Valasques Júnior.

Segundo o coordenador geral do curso, professor Gildomar Lima Valasques Júnior, serão abordados muitas questões teórico-prática da farmacologia clínica. Interessados no curso de Farmacocinética Aplicada à Clínica já podem preencher o formulário de inscrição no site do evento: http://www.uesb.br/eventos/farmacocineticaclinica/index.php?pagina=inscricao.
Serão abordados durante o curso: Introdução à farmacocinética; Biofarmacocínética aplicada a medicamentos manipulados e industrializados; Controle terapêutico de fármacos e ajuste de dose em doenças renais; Toxicocinética, entre outros assuntos ligados à farmacocinética. No final do curso os participantes receberão os certificados.
Maiores informações, entrar em contato no Colegiado da graduação em Farmácia pelo telefone (73) 3528 – 9739 ou pelo e-mail: fclinica@hotmail.com.

Grupo de Medicina vai discutir Clínica Médica

 

O curso de medicina da Uesb, campus de Jequié, conta agora com a Liga Acadêmica de Clínica Médica – Lacmej – grupo sem fins lucrativos de professores e alunos da graduação em medicina que vão se reunir quinzenalmente para discutir e aprofundar conhecimentos a respeito da especialidade Clínica Médica. A Aula Inaugural aconteceu no dia 17 de junho passado, na Sala 15 do Módulo de Aulas prof.ª Josélia Navarro. A Liga é composta por 14 membros, sete deles são diretores.
De acordo com o projeto do grupo Lacmej, a pesquisa científica é um dos pilares do grupo de discussões. O intuito dos 14 membros levar a produção acadêmica/científica do curso assim como intercambiar conhecimentos da Clínica Médica em eventos nacionais e internacionais.
Aluno do terceiro ano de medicina e presidente discente da Liga, Carlos Araújo, explica que a finalidade da Liga Acadêmica é conseguir consolidar a Clínica Médica, que é uma especialidade de base para as demais especialidades do curso por meios de atividades intra e extra muros da Universidade. “Nossos encontros quinzenais são apenas com os colegas do curso, todavia, faremos eventos para abarcar outros discentes dos outros cursos da área de saúde da Uesb”, salienta.

Prof. Tasso Barberino.

Prof. Tasso Barberino.

Como atividades no âmbito da Uesb, os membros da Liga pretendem desenvolver no decorrer da graduação em medicina palestras, simpósios, seminários e workshops. Para a comunidade jequieense, terão iniciativas como caminhadas, campanhas de promoção e prevenção em saúde para a população em geral. Todas as atividades serão orientadas pelo coordenador do curso de medicina e orientador do grupo, prof. Tasso Carvalho Barberino de Souza.

Em Jequié, curso de educação e culturas indígenas

 

O Órgão de Educação e Relações Étnicas com ênfase em Culturas Afro-brasileiras (Odeere) da Uesb, campus de Jequié, está com inscrições abertas para o curso de extensão em Educação e Culturas Indígenas, com carga-horária de 120 horas, que será realizado no mês de agosto de 2016. As inscrições para 100 vagas podem ser feitas na sede do órgão, à rua João Rosa, S/Nº, bairro Pau Ferro, de segunda a sexta –feira, em horário comercial, ou na sala do Odeere/CAP, no campus da Uesb, em Jequié.

blog OdeereDe acordo o projeto do curso, o objetivo é “desenvolver conhecimentos sobre a História e Cultura dos povos indígenas por meio das disciplinas Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História e Culturas indígenas no Brasil e na Bahia”. O Odeere informa que, todos os participantes deste curso de extensão em Educação e Culturas Indígenas participarão das atividades promovida pelo órgão na XII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, de 16 a 20 de novembro de 2016.

O curso de extensão em Educação e Culturas Indígenas é divido em cinco módulos. As inscrições estarão abertas até dia 18 de agosto de 2016. Interessados de outras cidades poderão preencher a ficha de inscrição no link inscrições online (http://webeventus.uesb.br/inscricao/inscricoes.jsp?AKJG00C04F8D8EF9=http://webeventus.uesb.br/inscricao/inscricoes.jsp?AKJG00C04F8D8EF9=DQWGZSBSJKZskdFKHNcPX377) e encaminhar para o e-mail: odeere@uesb.edu.br.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (73) 3526 – 2669.

Carteira

 

 

*Carlos Santos é jornalista da Uesb, Campus de Jequié e colaborador do site Multivista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *