O papel da fisioterapia na prevenção de lesões

cadimia
Expansão de academias preocupa cardiologistas
6 de julho de 2016
UESB Jequié
COLUNA UNIVERSALIZAR: UESB Campus de Jequié
7 de julho de 2016

O papel da fisioterapia na prevenção de lesões

Fisioterapia

Fisioterapeuta esportivo explica que a ação dos profissionais da saúde vai além da reabilitação.

 

A fisioterapia tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos atletas amadores. A busca por um estilo de vida saudável e consequente prática frequente de exercícios fez com que muitas pessoas passassem a enxergar a importância desse profissional no tratamento de lesões. Porém, na rotina dos atletas de alta performance este profissional tem uma missão tão importante quanto a recuperação: a prevenção delas.

Fisioterapeuta André Nogueira Ferraz, da Club Físio.

Fisioterapeuta André Nogueira Ferraz, da Club Físio.

No time multiprofissional que auxilia atletas profissionais, o papel do fisioterapeuta é minimizar a sobrecarga da exigência física que acontece durante os treinos. Este processo se dá com um acompanhamento contínuo, que visa um melhor equilíbrio muscular, inclusive, através do trabalho de grupos musculares que são menos exigidos durante a prática esportiva, conforme explica o fisioterapeuta especializado em esportes e sócio fundador da Club Físio, André Nogueira Ferraz: “Sabemos, por meio de muitos estudos, que o fortalecimento da musculatura da cintura escapular (músculos das costas) previne problemas nos ombros, que o fortalecimento dos músculos profundos do abdômen previne problema nas costas e que o fortalecimento da musculatura dos glúteos previne problemas nos membros inferiores”.

Ainda assim, o profissional alerta que o atleta não está totalmente livre de lesões. O nadador César Cielo, por exemplo, abandonou o último mundial após um treinamento intenso, que ocasionou uma lesão nos ombros. Desta forma, um bom planejamento e uma equipe bem informada por trás de cada grande atleta é o caminho para evitar, ao máximo, experiências como essa.

“O esporte de alto rendimento não é saudável e as cargas impostas de forma abusivas podem prejudicar, ao invés de melhorar os resultados. A prevenção dos músculos chaves é um bom caminho para evitar maiores problemas antes dos jogos olímpicos”, finaliza o fisioterapeuta.

 

Sobre a Club Físio

O papel do fisioterapeuta é fundamental na performance do atleta.

O papel do fisioterapeuta é fundamental na performance do atleta.

Fundada em 2011, a Club Físio é uma clínica de fisioterapia que atua nas áreas de ortopedia, esportes, traumatologia, atm e pilates. Com amplo espaço e fácil acesso, a empresa está localizada em uma das principais avenidas da cidade de São Paulo – Avenida Faria Lima, e conta com profissionais altamente qualificados. Além disso, a Club Físio realiza atendimento personalizado ao público da terceira idade, atletas profissionais e amadores e atendimento domiciliar.

 

Fonte: 

COMMUNICA BRASIL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *